Quando pensamos em audição, lembramos logo de suas funções ligadas a detectar os variados sons produzidos no nosso dia a dia. No entanto, além disso, esse órgão também é responsável por outra atividade muito importante no bom funcionamento do corpo humano: o equilíbrio.
Ouvido: a relação entre a audição e o equilíbrio
Poucas pessoas se atentam para isso, mas o nosso ouvido representa mais do que a nossa audição. Ele tem relação direta com a postura e o equilíbrio do corpo. Isso acontece porque dentro dele existe o aparelho vestibular, mais popularmente conhecido como labirinto. Ele é formado por algumas partes principais: os canais semicirculares, utrículo e sáculo, assim como por carbonato de cálcio que tem o nome de ‘otólitos’.
De que forma eles influenciam no equilíbrio do corpo?
Quando começamos a nos mexer os otólitos geram impulsos que mostram a nossa posição. Esses estímulos são enviados para o cérebro e aí conseguimos nos equilibrar adequadamente.
Mas e quando ficamos tontos?
Se uma pessoa começar a girar, o líquido presente nos canais semicirculares acompanhará o movimento e girará também. No momento em que ela parar de rodar, o líquido continuará rodando por um tempo e enviará mensagens ao cérebro informando que a pessoa está em movimento, no entanto, enquanto isso, a visão mandará outro estímulo, dizendo que ela está parada. Toda essa confusão entre informações faz com que fiquemos tontos, que a vista escureça e não saibamos em que posição ficar.
No entanto, se essa sensação de tontura ou vertigem não acontece apenas de maneira pontual, mas com muita frequência, isso pode indicar uma inflamação no labirinto: a labirintite.
Sente algum problema relacionado a audição? Entre em contato conosco e vamos te ajudar.
Comments